Conheça melhor ou descubra o que é o “Pistão”.
Cadeiras de escritório, cadeiras gamer, de dentista e outros modelos de cadeiras e poltronas têm a altura do assento regulada por um cilindro pneumático (também conhecido simplesmente por pistão ou coluna).
Esse cilindro é a Coluna, é o item que proporciona a conexão entre a base (parte em contato com o chão) e o assento de uma cadeira ou banco.
No interior das colunas de aço situa-se o pistão a gás pressurizado que proporcionará o levantamento e descida dos assentos das cadeiras.
São os pistões que proporcionarão o giro da cadeira no caso de cadeiras giratórias e é o responsável por oferecer a função de “subir e descer” a cadeira, variando a pressão do ar que é o que nos permite modificar a altura do assento.
Durante sua vida útil o pistão vai se desgastando tendo em média uma vida útil mínima de 5 anos, dependendo de seu uso (uma peça de qualidade ok) por isso é muito importante conhecer a qualidade do produto que você está comprando.
Podemos dizer que o Pistão é a alma da cadeira, é uma peça fundamental no seu funcionamento e durabilidade, mas fica escondido e muitos não dão a devida importância a essa peça.
O Pistão é classificado por classes dependendo do uso a que se destina. Escolha sempre fabricantes sérios que fabriquem peças de qualidade e que deem garantia ao produto fabricado, mas não acredite naquelas que oferecem 15 anos de garantia, pois esse mecanismo começa a parar de funcionar com o passar dos anos, na grande maioria porque a vedação fica muito deteriorada para conservar a pressão.
Cada fabricante define o pistão com uma classe que vai de 1 a 5, embora seja um parâmetro ao qual não prestamos muita atenção.